sexta-feira, 29 de abril de 2016

Batalha Espiritual - Vestindo a Armadura - Parte 1 (Cinturão e Couraça)

Efésios 6:10-13: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Irei fazer este estudo, baseado na armadura de Deus que o apóstolo Paulo descreve em Efésios 6, pois para entrarmos em nível de batalha espiritual, a primeira coisa que devemos fazer, é nos revestir dessa armadura.

Em cada parte, iniciando aqui a primeira, falarei do significado dos itens da armadura. 

Mas compreenda uma coisa. Essa armadura deve ser revestida, ou atada, no nosso entendimento. Cada item da armadura tem um sentido. Paulo usou a ficura da armadura romana, para que pudéssemos compreender melhor, como devemos nos portar em nossas orações, e creio que ele foi muito feliz ao fazer essa comparação.

Compreenda que, toda oração é uma batalha espiritual. Logo, toda vez que vamos orar, precisamos nos revestir desta armadura.

Que o Espírito Santo lhe dê o entendimento correto do que iremos estudar neste momento.

Efésios: 6. 14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, - Bíblia JFA Offline

Dois itens da armadura encontramos aqui: cinturão e couraça.

1 - CINTURÃO DA VERDADE.
Cingido em nossos lombos, ele protege o aparelho reprodutivo e os rins. Imagine um cinturão do UFC. O significado é, sermos fiéis em toda aliança, guardando nossa santidade sexual, pois o sexo é um pacto de sangue, uma aliança. Além, também, da necessidade que temos de deixar que a verdade de Cristo seja tudo o que passa por nossos lábios, após filtrarmos tudo que nos chega, assim como fazem os rins. Como poderemos ajudar alguém usando mentiras? Estranho até. Mas muitos dizem viver algo, que não estão vivendo, mentindo pra si mesmo, na hora de evangelizar.

Colossenses: 3. 9. não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, 10. e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11. onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. - Bíblia JFA Offline

João: 8. 32. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - Bíblia JFA Offline

A verdade é Cristo, logo, se deixar-mos Ele ser tudo em nós, seremos verdadeiramente livres
.
2 - COURAÇA DA JUSTIÇA.
Já ouviu dizer sobre a "justiça própria"? É uma face terrível do orgulho onde a pessoa não aceita opinião que lhe confronte ou contrarie a sua. Onde só o que ele acha é certo e acaba fazendo papel de juiz de todos.
A couraça da justiça é colocada no peitoral e, serve para proteger nosso coração contra nós mesmos, nossos achismos.

Provérbios: 4. 23. Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. - Bíblia JFA Offline

As fontes da vida são: casamento, filhos, trabalho, amigos, parentes, ministério etc. É tudo aquilo que te dá prazer e lhe dá vida. Se não guardarmos nosso coração, as fontes começam a secar. Inicia uma briga no casamento, grita com os filhos, perde o rendimento no trabalho e assim vai.

Colossenses: 3. 12. Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. - Bíblia JFA Offline

Este é o sentido pelo qual usamos a couraça de Cristo em nós, pra que possamos amar a misericórdia, praticar a justiça de Deus e andar humildemente ao lado d'Ele, perdoando 70x7.

Irmão, comece a atar firmemente toda armadura no seu entendimento, para que permaneças firme e inabalável diante de qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário